domingo, 17 de agosto de 2014

A Bússola


  
  
A bússola é um objecto com uma agulha magnética
 que é atraída para o polo magnético terrestre.
É o instrumento de navegação e orientação mais antigo.
É conhecida como Rosa dos Ventos 

que é constituída por quatro pontos cardeais,
quatro pontos colaterais e oito pontos sub-colaterais.
Os mais visíveis: Norte (N), Sul (S), Este (E) , Oeste (O), 
Nordeste (NE), Sueste (SE), Sudoeste (SO), Noroeste (NO).
Aprendemos desde criança a orientarmo-nos

por esta pequena caixa mágica.
Assim também nós somos e funcionamos como uma bússola

que são os nossos valores, a nossa consciência, a vida...
Com o tempo também aprendemos a ter o nosso objectivo,

o Norte, onde nasce o sol...
E se somos luz procuramos sempre a luz solar.
Precisamos dela para iluminar o nosso caminho...
Quantas vezes nos sentimos perdidos e dizemos, 

nem sei para que lado ando... perdi o meu norte... 
Ou seja,  tenho muitos pensamentos palavras e acções, 
em silmultâneo, que me confundem 
ou me fazem perder o que quero, o meu foco.
Assim, como a agulha da bússola também me sinto descontrolado...
Todo o ser humano tem sempre, mas sempre, um desejo.
Esse desejo varia com as transformações que vamos tendo.

O que eu pensava quando tinha quinze anos 
não é o mesmo que penso agora, 
mas o que temos em comum é saber sempre o que eu quero,
sem me perder, usando sempre os meus valores e sempre acreditando.
A bússola, pequenos nadas vistos pelos nossos olhos, 

num mundo de raízes fortes, cobertos de verde esperança,
na procura correcta de respirar o ar fresco que sedenta toda uma vida.
Bússola, procura correcta de despertar consciências,

segura dentro de pequenas grandes regras,
 sempre em direcções levadas por corpos escritos
em mapas realizados pelo desejo.
Com ela construímos mundos como 

com ela nos perdemos no confundir de sentimentos...
A bússola são estradas marcadas por experiências, com certeza,

e caminhadas pelo nosso olhar da alma...
Podemos mudar os quereres, mas os pontos cardeais,

a consciência, estão presentes e esses não se apagam dentro de nós...
Caminhe confiante e saiba que nunca se vai perder...
Tem dentro de sí os pontos cardeais 

que o levam com segurança, certezas, às descobertas da vida...
Você é a bússola que todos desejam ter...