segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Procura







Tudo começa assim...
Era uma vez um menino chamado Paulo que cresceu numa família humilde, de muito trabalho, mas principalmente, de união familiar.
Depois da ceia, tinha por costume sentar-se com a sua avó, junto do lume, a contar histórias de vida reais, dos antepassados, de gerações com tradições de muita sabedoria.
Paulo era o primeiro a comer para, depois, se sentar no seu banquinho a beber saberes e mais tarde analisar tudo ao seu modo e jeito.
Paulo tem 7anos. É inteligente, astuto, bondoso, mas a sua generosidade vai além das suas capacidades. É um menino de ouro!
Já nasceu a ouvir falar de fé, porque a sua mãe tinha grande devoção por Nossa Senhora de Fátima, como o seu pai, apesar de ser mais contido na sua devoção.
Um dia, na sua inocência perguntou:
- Mãe, o que é a fé? Posso a ver? Queria tanto conhecer Deus...
A mãe respondeu:
- Filho, a fé é o Jesus, o teu anjo-da-guarda, a Nossa Senhora de Fátima... Eles estão sempre ao teu lado...
 - Hum - pensou impressionado - ainda vou à procura da fé, porque é bom quem a tem e faz feliz.
Certa altura do tempo a sua avó adoeceu e o amor por ela era tão grande que não iria permitir que a doença a levasse.
Logo pela manhã foi à padaria para lhe darem um pouco de fé.
O padeiro voltou-se para ele contendo a gargalhada e disse: 
- Aqui não vendo fé, só pão.
Triste, mas não desistindo, foi à mercearia, ao talho, à farmácia, ao café, e até à oficina.
Cansado da resposta ser sempre a mesma sentou-se no degrau da igreja e pensou:
- Se vou buscar o leite à mercearia e já vem embalado, o mesmo para os ovos, o frango para cozinhar, o café quentinho na chávena... o remédio que cura tudo vem em frascos, o carro vem arranjado da oficina, porque não me dão só um pouquinho de fé para eu dar à minha avó, que tanto adoro? Foi ela que me ensinou tudo o que sei e sou, mas eu não vou desistir...
Uma lágrima corria no seu rosto de tristeza e cansaço quando ouviu uma voz que lhe disse:
- Porque choras, menino?
Levantou o seu rostinho, contou a sua história e o que procurava.
- Não chores, meu filho, e não a procures mais, porque já a tens...
De olhos arregalados, que mais pareciam duas estrelinhas, por serem de um verde  esmeralda,
disse:
- Onde, onde, onde está?
- Dentro de ti! - respondeu a voz.
- Não, não tenho nada, juro.
A voz continuou:
- Pelo teu amor à tua avó, encontraste Deus!
- Como? - perguntou Paulo.
A voz respondeu:
- Amarás o teu próximo, como a ti mesmo, e quem fizer o bem ao próximo está a fazer bem a si. O teu amor pela tua avó já a salvou. Vai para casa que ela está à tua espera para te abraçar.
- Espera voz, e a fé, o que é?
- É algo que tu não vês, mas acreditas no fundo do teu coração. São todos os teus sonhos que se realizam, porque tu acreditas, porque tu queres.
- Como assim, explica melhor, por favor...
A voz, pacientemente, respondeu:
- Anda cá que eu quero mostrar-te... Sabes que objeto é este?
- Um telefone, em minha casa também tenho um.
- Pega nele e telefona para tua casa e fala com a tua avó.
Paulo assim o fez e falou feliz com a sua avozinha. Quando desligou ficou pensativo, porque não entendia nada.
A voz vendo a sua preocupação disse:
- Assim é a fé... Não estavas a ver a tua avó, mas tinhas a certeza que ela estava lá. O mais importante é acreditares sempre, mesmo não vendo.
 Paulo, feliz, lenvantou-se para agradecer a ajuda, mas não encontrou ninguém.
Intrigado passava a mão na cabeça e pensava:
 - Eu não estou louco...
Correu para os braços da avó e contou-lhe o que se tinha passado.
 - Avó!
Feliz, disse:
-Tiveste uma conversa com Deus.
 Até aos dias de hoje o menino, que hoje é um homem, nunca deixou de acreditar na sua fé.
Procuramos, procuramos e a fé está dentro de cada um de nós, basta acreditar.