domingo, 10 de novembro de 2013

O Arrependimento



Arrepender é uma das palavra que mais se utiliza nos dias em que vivemos...
Na nossa educação ensinaram-nos a não nos arrependermos de nada do que fazemos.
Sim, porque o arrependimento é sobre um passado longínquo,
ou presente mas sempre passado... 
Ouvimos dizer muitas vezes, 
se eu soubesse o que sei hoje não teria feito o que fiz...
Estou tão arrependido(a)...
Tudo na vida tem o seu momento próprio 
e se naquela altura achámos que estávamos certos
e consciosamente era assim, o tempo passou, o tempo é outro 
e o nosso amadurecimento de vidas também é outro...
Quando tinha quinze anos estava correcto o que fazia.
Hoje, claro, não se justifica fazer o mesmo.
Estou arrependida(o) de não ter vivido mais...
Estou arrependido(a) por não ter ajudado...
Estou arrependido(a) por por ter feito o que fiz...
Estou arrependido(a) de não ter estudado mais...
Se não o fiz, ainda estou a tempo para o fazer.
Não tenho que me arrepender porque ainda posso corrigir o erro...
São frases feitas onde não se pensa no que se diz, depois arrepende-se...
Arrependo-me de não ter feito mais...
Mas então não é arrependimento é um exame de consciência,
onde ela nos cobra por aquilo que não fiz e poderia ter feito mais...
Na palavra arrependimento a emoção é sentida na nossa consciência
e esse sentimento vem de dentro para fora.
De que vale dizer estou arrependido(a) da boca para fora
se os meus actos continuam a dizer o contrário...
Sim, o arrependimento das palavras e das acções são irmãs gémeas 
que não se podem desligar umas das outras.
O que quer dizer que se existe realmente o arrependimento
vemos mais as acções/palavras e vice-versa.
Em S. Lucas, 17, Jesus diz, se um irmão diz para o outro estou arrependido, 
perdoa-lhe setenta vezes sete.
O discípulo respondeu, aumenta-nos a fé... como posso estar sempre a perdoar,
não estou a educar mas a criar más educações
porque está sempre a cometer o mesmo erro...
Onde está o arrependimento?
Será que sou eu o errada(o)... estou errado(a)?
Sim, em muitos casos fazem-nos acreditar o contrário. 
Então, onde está a minha consciência e dignidade?
As cadeias estão cheias de pessoas arrependidas, 
mas quando saem de lá voltam novamente a fazer outros ou os mesmos crimes...
Também dizem, estou arrependido de matar a minha mãe,
mas já matou e o arrependimento não a traz de volta,
apesar de saber que há casos e casos,
onde a mente naquele momento não se consegue controlar... 
Fazem-se muitas coisas nesses momentos,
mas já se deram, de antemão, sinais que nós não vimos...
São actos de desespero, atitudes naquela hora...
Mas todo o controle vem da mente, o arrependimento vem da alma...
Na vida há o viver, o morrer...
Sintam, mas não vivam no arrependimento... 
Vivam de consciência tranquila... 
Mostrem com a vossa dignidade, honestidade e sanidade mental
que nunca se arrependeram do que não fizeram...
Ainda estamos a tempo de o fazer...
A vida é feita de escolhas...
Escolha a vossa...