terça-feira, 25 de junho de 2013

Saudade


 

 Palavra muito forte para este sentimento...
A saudade!
Lembrança de tempo ou de algo que se passou em todos nós. 
As lembranças são presentes, a saudade é o ausente no presente.
É um sentimento tão deslumbrante,
tão genuíno de cada ser humano, de cada espírito...
E como diz na bíblia S.Mateus:
"São os teus olhos a lâmpada do teu corpo.
Se estiveres bem o teu corpo está em luz.
Se tiveres trevas, então, que trevas serão."
Assim são as saudades...
Se as olharmos com a lembrança doce são deliciosas. 
Se as lembrarmos com dor, então,  passa a ser saudade
que mais tarde torna-se obsessão.
A saudade não é dos mortos.
A saudade é dos vivos.
Quando alguém especial morre
a saudade é de quem fica neste mundo. 
Mas também quando alguém morre, dentro de nós,  
fica a lembrança que com o tempo passa. 
A saudade é uma fotografia tirada à lembrança,  
onde a moldura é o nosso espírito.
Porque o coração não tem emoções,
mas, sim, o consciente e subconsciente.
Nós achamos que o coração é amor, mas não é na realidade. 
O coração trabalha para a função sanguínea.
É um orgão importante.
É uma imagem que o homem encontrou 
para especificar o amor...
Cor vermelha, sangue do coração
 que muitas vezes está morto...
Mas o que importa é o cérebro vivo.
Por isso, são importantes as emoções
 telecomandadas pelo cérebro, conscientemente.
E dentro delas, as emoções, 
hoje falamos de saudade...
Tenho saudade da minha mãe, pai...
Tenho saudade dos meus filhos...
Tenho saudade da minha infância...
Tenho saudades de ti...!
Por isso escrevo esta mensagem para dizer... 
Tenho saudades de ti!
São imensas saudades...! 
As lembranças de quando estavas ao meu lado... 
Nos momentos que chegava de viagem 
e os meus olhos procuravam-te, 
numa imensa multidão, para te abraçar...
Que saudades...!
Tenho saudades de te pegar ao colo... 
Tenho saudades de te contrariar... 
Tenho saudades do arroz insosso que fazias...
De irmos à discoteca e ver-te a dançar... 
Para mim eras uma estrela a brilhar!
Tenho saudades do teu abraço... 
De te beijar e de dizer o quanto foste importante 
na minha vida...
É verdade!
Mas a maior saudade que tenho 
é o teu sorriso enorme, a tua gargalhada.
Sim, são saudades...
Não é um lamento, porque a saudade é aquela doce lembrança
e todos nós dizemos com frequência...
Que saudades!
Vividas por muitos seres humanos...
E eu sou apenas um ser humano saudoso. 
Saudade é dar a mão à lembrança
para que a nossa alma fique despida de dor.
A minha saudade é de grande luta. 
É um jogo do gato e do rato. 
E fomos apanhados na ratoeira da vida. 
Saudade...
Saudade....
Saudade...
(Cesária Évora)