domingo, 8 de dezembro de 2013

Uma Carta ao Pai Natal




Olá, Pai Natal!
Sou uma pessoa adulta com alma de criança, 
porque gosto muito de viver feliz, com responsabilidade. 
Gosto muito de brincar com as crianças que sonham com a magia do Natal.
Quando pequenino(a) diziam-me:
"És tão giro! Pareces um adulto..." 
Mesmo que quisesse ter um comportamento de criança,
os adultos cada vez mais exigiam de mim...
Mas cresci sempre com o sonho de que um dia iria escrever esta carta para ti, Pai Natal. 
Olha, Pai Natal, eu gosto tanto, mas tanto de ti...
Quero agradecer-te porque me ensinaste a sonhar,
a acreditar que um dia irias aparecer na minha vida e iria ter o meu presente...
Não te peço prendas, porque já sou uma rica prenda...
Não tenho nada que possa dizer que gostava muito de ter...
Sabes como fui sonhando ao longo da minha vida...
E todos os meus sonhos se realizaram... 
Todas as pessoas, desde crianças a adultos, pedem sempre paz, harmonia,
que se acabe a guerra e que todos sejam felizes para sempre...
O que eu queria, Pai Natal, é que vivas sempre nos corações de todos nós
porque tens o dom de nos fazer sonhar...
E o sonho comanda a vida...
O que eu queria, Pai Natal, é que não deixes que os homens façam de ti um negócio,
uma sociedade consumista à tua conta...
Essa magia perde-se e é com ela que vivo... 
Estás a entender a minha preocupação de criança adulta? 
Queria também pedir-te que quando te veste de Pai Natal
e os pais pagam para tirares fotografias 
com as crianças sentadas ao teu colo
e perguntas qual a prenda que querem, 
porque te dão uma lista, responde...
"Que todos os presentes que desejam na vida é saúde para os pais poderem trabalhar 
e construírem uma família feliz, de valores...
Só assim é que tu, Pai Natal, consegues mostrar o espírito de natal...
Ainda tenho um desejo....
Nunca acabes com a coca-cola...
Esse também é um desejo teu porque nasceste de um anúncio da coca-cola.
E essa bebiba já salvou muitas vidas... espírito natalício...
Desculpa, mas como és bom ouvinte ainda te peço mais um...
Que todas as mesas sejam fartas de sopa, carne, peixe, pão...
O resto que ensinem a plantar, fazer criação de animais
e assim se sobrevive e fazemos o Natal todos os dias...
Antes comia-se o bacalhau nessa, e apenas nessa, altura...
Agora a fartura é muito grande...
Estraga-se muito alimento...
Por isso, tu és o sonho de qualquer criança...
Ensina e não alimentes as mentes dos pais para algo que não têm força... 
Para dar a mesma qualidade de vida...
E geram-se mais tarde separações
e assim se começa uma guerra dento e fora de casa...
Sabes, hoje vou sonhar contigo e vou pôr o sapatinho 
à espera que continues a dar o que sempre me deste...
O valor de sonhar...
O valor de um sonho...
E liberdade de escrever
e não de pedir, pedir, pedir...