sábado, 18 de maio de 2013

África Minha

 
Quando nascemos não escolhemos o local, a raça.
Isso cabe à mãe e ao pai, 

mas, também, ao rebentar das águas, por vezes antes do tempo. 
Mas o local onde nascemos marca muito qualquer ser humano.
Apesar de nós estarmos a viver em outras terras,
e não naquela onde nascemos, conheço um pouco o mundo, 
porque viajo de dois modos...
De corpo e muito de espírito.
E isso traz-me as memórias de uma vida.
Hoje, vou dedicar-me a uma terra a que chamo...
África Minha!
Não, não é o nome de um filme, mas é o filme de uma vida,
de muitos seres humanos a quem chamamos de amigos.
O cheiro da terra queimada é uma das características de África Minha, 
neste caso, Moçambique...
Essa terra de cheiros, de magia, de vida, de luz, 

de muita cultura, de habitação... palhotas,
a comida... mabajdia, canho, caju... 
os machimbombos, a praia do Bilene, Catembe, Tofo,
Inhambane, Costa do sol...
São recordações, ou memórias, que por mais anos que vivamos 
estão sempre no nosso coração... no nosso mundo.
Tenho grandes amizades em Moçambique
e quando chega o anoitecer as imagens saltam na nossa memória.
É o anoitecer a magia da música!
A marrabenta, mal a oiço, é o bater do pé e o gingar do corpo...
Beber uma laurentina, uma katende...
África Minha é a lembrança de liberdade, de mistura de raça africana.
Ensina-nos a viver a vida com liberdade de expressão.
O racismo existe na cabeça de cada um, pode ser negra ou branca,
mas não encontramos esse racismo...
Pelo contrário, a partilha das emoções de valores espirituais é o mais importante.
Conheço muitos africanos que não são negros de corpo, mas a alma é pura africana.
Moçambique é a magia de uma ilusão que nos pertence 
e traz ao nosso espírito o equilíbrio, 
o sorriso de uma lembrança de infância, onde as cores são intensas,
como a paz da nossa alma!
África Minha...
É a embriaguez pura de uma vida pura,
onde a sinceridade não é posta em causa.
É como lembrar a canção dos meninos à volta da fogueira,
é como os três mosqueteiros, todos por um e um por todos...
Assim é viver em África Minha!
Kanimambo,
Maningue Kanimambo!