quarta-feira, 22 de maio de 2013

Velhos



Nos tempos que vivemos a nossa juventude chama-nos...Velhos.
A minha velha deu-me 20 euritos... 
O meu velho emprestou-me o carro, e por aí fora. 
A palavra velho não tem cor, raça, religião. 
A palavra velho representa o muito usado, o desgaste de algo. 
No fundo eles têm razão, porque os seres humanos mal nascem começam a envelhecer, 
sem repararmos nesse pormenor.
Logo, velhos somos nós todos.
Desde o que nasce, como aquele que tem 10, 20, 30, 40, 50 anos...80 ou até 100 anos.
Para mim ser velho representa sabedoria, inteligência de saber prolongar a vida.
Velho representa respeito. 
Velho é o carinho... 
Amor pela vida e pela família que muitas vezes não o têm. 
E aqui falo, ou melhor, escrevo a tristeza que tenho 
por saber que muitos destes velhos encontram-se numa solidão de morte. 
Mas nesta sociedade quando encontramos estes casos chamamos-lhes idosos,
ou então, damos apoio à terceira idade. 
Quando encontramos algo diferente, como por exemplo tenho 85 anos e danço o tango, 
logo dizemos: "Olha a velhota". 
Mas não aceitamos o lar, porque julgamos que ainda temos muita vida pela frente. 
Estou de acordo quando dizemos: "Tenho 50 anos e o meu espírito parece que tem 30 anos." 
Não somos velhos, mas também não somos jovens. 
E não aceitamos os restos de uma vida.
Aqui começa a revolta, as doenças, também a morte emocional.
Geralmente, não temos ninguém que nos entende 
e fechamo-nos no nosso casulo, no nosso mundo.
O ser velho é digno!
O ser velho é respeito! 
O ser velho é verdadeiro! 
Assim como as mães que ainda a criança não nasceu
e já estão a pagar o infantário, 
assim também são os lares,
onde os filhos e as mães põem os velhos... 
Nas gaiolas, nas chocadeiras...
que por vezes esquecemo-nos deles.
As mães não os podem esquecer, porque são bebés e muito desejados,
mas também a sociedade, assistente social, não deixa porque são bebés.
Quanto aos outros, velhos, a assistente social até se esquece que existem.
Perdem muito tempo com formulários, papéis por passatempo.
Muitas vezes metem-nos nos hospitais para férias ou para o ano terem despesas. 
Outros também são maltratados pelo próprio sangue. 
Todos nós sabemos, mas ignoramos. 
Todos nós sabemos, mas pomos os óculos de sol 
para esconder aquilo que os nossos olhos vêem, 
para esconder as rugas da vida... 
Seja um lindo velho! 
Seja real!