quarta-feira, 13 de março de 2013

O Capuchinho Vermelho




Era uma vez...
Todas as histórias começam assim...
Assim como os finais 
São todos felizes
Mas a história que quero contar
Vem de uma simples pergunta...
Existe Deus...?
Que espécie de Deus é este...
Que nos faz sofrer
Pergunto o que é Deus?
Porque na minha vida
Ele nunca apareceu
Pelo contrário digo muitas vezes
Não tenho sorte nenhuma
Sou infeliz
Não tenho ninguém que me ame
Estou doente
Só tenho acidentes
Etc...etc...etc...
Sou uma pessoa frustrada
Zangada com a vida 
Porque, repetidamente, não tenho sorte
E assim...
Começa a história do Capuchinho Vermelho...
Era uma vez uma menina
Que vai pelo bosque toda de vermelho 
(Para não ser encontrada caso se perca)
Visitar a avozinha, porque tinha saudades dela
Chega junto da avó e pergunta...
Avozinha, porque tens uns olhos tão grandes?
Porque tens un nariz tão grande?
Porque tens uma boca tão grande?
Sabendo nós da história
Porque a ouvimos desde criança pergunto...
Será que o capuchinho não conhece a avó???
Será que não sabia do nariz grande... 
Dos olhos... Da boca grande...
Sabemos que a avó é normal
Se sabemos tudo isto
Porque insistimos em voltar a perguntar...
Porque Deus existe?
Se tenho em meu redor provas da presença Dele
Somos todos Capuchinhos Vermelhos
Porque não queremos ver a realidade do que está à nossa volta
Aos nossos olhos
Provocamos muitas vezes a vida
Questionando sempre
Mas sempre com sorte
De estarmos vivos e felizes
Com quem amamos
Quando reclamamos de Deus
É a chantagem emocional para connosco 
Ele não escolhe o que queremos
Apenas temos o prazer 
De dispor do que Ele nos oferece
Há sempre uma criança que pergunta...
Quem é Deus?
Deus existe?
Nós somos essa criança
Porque questionamos sempre
Deus... Fé
Esperança... Alegria
Sonho... Fantasia
Não pondo em causa tudo e todos
Um dos mandamentos
Amarás o teu próximo como a ti mesmo
E onde está o Capuchinho Vermelho...????
Qual a diferença???
Não julgueis pela aparência 
Mas sim pela recta justiça